Para o bom desenvolvimento do cultivo, os produtores rurais contam com ferramentas, insumos e tecnologias que melhoram a produção, aumentam a qualidade do produto agrícola e ainda possibilitam produzir mais com menos recursos. Contudo, as condições climáticas exercem grande influência no crescimento dos cultivos e, quando o clima é adverso, a produção é diretamente impactada, gerando uma reação em cadeia.
A geada é um fenômeno climático condicionado por temperaturas muito baixas e alta umidade do ar. Quando ela acontece, um alerta vermelho começa a soar no meio agrícola, já que esse episódio é sinônimo de perdas da agricultura e, consequentemente, prejuízos econômicos.
Quais as consequências da geada nas propriedades rurais?
- Perda produtiva
Uma das principais consequências da geada na lavoura são as perdas produtivas. Isso ocorre porque as temperaturas muito baixas provocam o congelamento dos tecidos vegetais e, consequentemente, a morte das plantas e de suas partes vitais. A intensidade da geada também dita a intensidade dos estragos causados na plantação, mas o fato é que a perda produtiva é uma das primeiras consequências do fenômeno climático.
- Menor oferta de alimento
Com a perda da produtividade, consequentemente, a oferta de alimentos é reduzida, já que dependendo da intensidade, os produtores não conseguem reparar o que foi perdido. Com isso, os consumidores passam a sentir no bolso essa redução. Uma estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reforça a perda de 21% da área de plantio do café arábica pelas geadas, em outras culturas, tivemos perdas similares.
- Prejuízo financeiro
A soma de todos esses fatores não poderiam ser diferente, o prejuízo financeiro para o produtor acaba por afetar toda a saúde financeira do negócio rural, isso porque além de representar mais gastos para reparar os danos da geada na lavoura, os agricultores não poderão contar com o cultivo que foi perdido, reduzindo o lucro estimado para a safra. Além disso, a qualidade do alimento também é impactada.
Como diminuir os efeitos negativos da geada na lavoura?
Apesar dos impactos negativos na economia, no campo e para os consumidores, é possível minimizar os efeitos da geada e os prejuízos com algumas condutas que podem ser adotadas pelos produtores rurais. Veja!
- Época de plantio
Para obter os melhores resultados com a sua lavoura, é importante estar atento à época de plantio da sua região, observando as melhores condições de cultivo e semeadura para plantar com segurança e evitar perdas produtivas. Além disso, é interessante ficar atento às condições climáticas do local, para evitar períodos com condições adversas e se preparar melhor caso elas ocorram, como as geadas.
- Escolha de cultivos
Além da escolha do cultivo certo para determinada região e época, é fundamental escolher os cultivos que são resistentes a determinadas características. Essa seleção facilitará a tolerância ao frio ou ao calor, por exemplo, e contribuirá para o bom desempenho da safra.
- Aplicar boas práticas
Além de cuidar dos aspectos relacionados ao cultivo, o produtor rural também precisa aplicar boas práticas para minimizar os efeitos da geada, como a irrigação durante as noites de baixas temperaturas para reduzir o resfriamento e preservar a temperatura. Além disso, há a nebulização artificial, que consiste em aplicar neblina por toda a área plantada para reduzir a perda de energia pela superfície.
Outra técnica utilizada são as coberturas voltadas para o cultivo, que são responsáveis por criar um microclima mais agradável para o desenvolvimento do cultivo, protegendo a lavoura contra os efeitos da geada.
Fonte: Cerrado (https://cerradocase.com.br/blog-geadas-no-agro/#:~:text=Uma%20das%20principais%20consequ%C3%AAncias%20da,e%20de%20suas%20partes%20vitais)
Comentários