[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 25/11/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 25/11/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

CONHEÇA A SERRA GRÃOS

Comece agora mesmo

uma história de sucesso!

Faça uma parceria inteligente
com a Corretora Serra Grãos

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Serra Grãos
Corretora de Cereais

Frente fria avança pelo Sul do Brasil nesta sexta-feira e traz chuva para os três estados do Sul em semana que termina com instabilidade precedendo uma nova onda de frio. A frente provoca chuva até de forte intensidade hoje e com volumes altos em algumas localidades da região. O sistema frontal avança na dianteira de uma massa de ar frio que já causa declínio da temperatura no Rio Grande do Sul e vai cobrir o Sul do Brasil, quando tende a ganhar força na região com muito frio, geada e neve. A frente avançou ontem pelo Rio Grande do Sul depois de dias semi-estacionária entre o Sul gaúcho e o Uruguai, levando chuva para todas as regiões do estado e mesmo com alguns temporais isolados no interior. Os acumulados de chuva em 24 horas até o final da madrugada desta sexta-feira na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 15 mm a 30 mm na maioria das estações com marcas de 41 mm em Erechim, 39 mm em Santiago e 38 mm em São Vicente do Sul. Nesta sexta-feira, a frente traz chuva no Rio Grande do Sul para áreas do Norte e do Nordeste do estado, principalmente em parte do Noroeste, Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Vales, Grande Porto Alegre, Serra, Aparados e Litoral Norte. No Oeste e no Sul, tempo firme na maioria das áreas com ocasional garoa isolada.

A frente fria traz chuva ainda nesta sexta-feira para a maior parte do estado de Santa Catarina e ainda afeta parte do estado do Paraná, não se descartando alguns temporais isolados com queda de granizo e vento forte.

Amanhã, sábado, a frente fria vai se mover mais para o Norte e levar chuva para parte do Mato Grosso do Sul, especialmente no Sul do estado, e ainda áreas de São Paulo, como o Sul e o Leste paulista, com queda da temperatura depois de uma onda de calor.

TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO NO SUL DO BRASIL

A Região Sul do Brasil será a mais afetada por esta nova incursão de ar frio com marcas abaixo de zero em diversas cidades, especialmente de maior altitude. Marcas de -5ºC e -7ºC podem ser esperadas no Planalto Sul Catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.

Serão vários dias seguidos com mínimas baixas no Sul do Brasil com as temperaturas mais frias previstas para o fim de semana e a primeira metade da semana, quando grande parte das cidades do Sul deve ter marcas abaixo dos 5ºC e em muitas perto de 0ºC. Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas mais baixas ocorrem de domingo a quarta da semana que vem. Na estação oficial do Jardim Botânico da capital devem cair a 6ºC ou 7ºC, mas no Sul da cidade pode fazer 2ºC ou 3ºC, mesmas mínimas indicadas para vários pontos da Grande Porto Alegre.

GEADA NA ONDA DE FRIO

O frio intenso deve trazer geada em vários estados do Centro-Sul do Brasil, sobretudo na Região Sul, na primeira metade da próxima semana, quando o tempo estiver aberto e mais seco sob ar frio, favorecendo o fenômeno.

ONDA DE FRIO PODE TRAZER NEVE

A MetSul estima chance média a alta de precipitação invernal, seja chuva congelada ou neve fraca, durante o domingo nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina por conta da onda de frio. Modelos apontam chance maior principalmente para o Planalto Sul Catarinense, na área de São Joaquim.
A chance de precipitação invernal é média em cotas acima de 1000 metros e alta acima de 1300 metros. Em cotas de 600 metros a 1000 metros, o que inclui a Serra Gaúcha, não se descarta principalmente chuva congelada com eventual neve em alguns pontos em cidades acima de 800 metros.

Fonte: MetSul Meteorologia – https://metsul.com/frente-fria-avanca-com-chuva-pelos-tres-estados-do-sul-do-brasil/ .