A partir do próximo final de semana, o estado do Rio Grande do Sul, principalmente a parte norte, vai registrar grandes volumes de chuva, com acumulados que chegarão até 100 milímetros em 24h entre as regiões Nordeste e Metropolitana de Porto Alegre.
Por enquanto, como mostra o modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsã acumulada em 24h para esta quarta-feira (03) até a sexta-feira (05) é de poucas chuvas para o estado, com maior concentração na parte sul, com volumes de 30 milímetros.
Os maiores volumes começam a aparecer no sábado (06), inciando pelo nordeste do estado e ganhando proporção ao longo dos dias. No sábado os volumes em 24h devem chegar a 70 milímetros nessa região, podendo ultrapassar os 100 milímetros no domingo (07).
A projeção do Inmet é de que as chuvas diminuam a partir da segunda-feira (08) sobre o nordeste do Rio Grande do Sul, mas aumente de proporção no noroeste do estado. Na próxima semana deve chover com mais intensidade também em Santa Catarina, com destaque para o oeste catarinense, onde os acumulados podem chegar a 90 milímetros em 24h.
Brasil Central permanece com tempo seco e alerta para baixa umidade
Enquanto isso, toda a parte central do Brasil, desde o norte do Paraná até o sul da região Norte e praticamente todo o Nordeste, prossegue sem previsão de chuvas e com o tempo predominantemente seco.
Nas demais partes do Brasil, só deve chover no litoral do Nordeste e em áreas mais ao norte da Reigão Norte, de acordo com o que mostra o Inmet.
O Inmet segue com aviso de perigo potencial para baixa umidade durante esta terça-feira, pelo menos até as 18h. A umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20%., com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
Fonte: Notícias Agrícolas
Comentários