[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 25/11/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 25/11/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

CONHEÇA A SERRA GRÃOS

Comece agora mesmo

uma história de sucesso!

Faça uma parceria inteligente
com a Corretora Serra Grãos

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Serra Grãos
Corretora de Cereais

As lavouras de trigo no Rio Grande do Sul apresentam condições satisfatórias, com destaque para as regiões ao Norte do estado, onde as condições climáticas são mais favoráveis, conforme apontado no Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (26). Já no Sul, as chuvas recorrentes nas áreas da Campanha e no Extremo Sul têm dificultado o manejo das culturas, resultando em adiamentos e suspensões de operações importantes, como adubações e pulverizações. Apesar disso, na região do Planalto Médio, as lavouras que sofreram acamamento devido a ventos fortes em 20 de setembro demonstraram quase total recuperação.

De acordo com o informativo, o ciclo produtivo do trigo no estado está avançado, com 4% das lavouras já em fase de maturação, 42% em enchimento de grãos, 38% em floração e 16% ainda em desenvolvimento vegetativo. Do ponto de vista fitossanitário, o controle de doenças, como oídio e ferrugem, tem sido eficaz, com baixa incidência. Embora haja preocupação com doenças como giberela e brusone, as lavouras apresentam raros sintomas dessas pragas.

Produtores têm seguido as previsões climáticas e realizado aplicações preventivas de fungicidas antes das chuvas, além de manterem o controle de pulgões, cuja presença é baixa, mas requer monitoramento constante. Segundo a Emater/RS-Ascar, a área cultivada com trigo no estado alcança 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista é de 3.100 kg/ha.

Fonte: Agrolink