[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 19/09/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

Vacaria – RS – 19/09/2024

[simple-weather location=”Vacaria, Brazil” text_align=”left” style=” large-icons”]

CONHEÇA A SERRA GRÃOS

Comece agora mesmo

uma história de sucesso!

Faça uma parceria inteligente
com a Corretora Serra Grãos

CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS

Serra Grãos
Corretora de Cereais

Uma nova rodada de chuvas está prevista para a Região Sul do Brasil nesta semana, de acordo com o que mostra o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A precipitação deve chegar primeiro ao Rio Grande do Sul, para onde estão previstos os maiores acumulados, e avançar sobre Santa Catarina, até municípios do sudoeste do Paraná, nos dias seguintes.

As chuvas devem começar sobre o sul do Rio Grande do Sul na quinta-feira, com volumes entre 20 e 60 milímetros em 24h mais próximo da divisa com o Uruguai. Ao longo do dia essa precipitação avança mais ao norte e se espalha por todo o estado gaúcho, onde deve chover pelo menos 20 milímetros sobre todos os municípios.

Entre a quinta-feira e a sexta-feira (20), as chuvas terão mais intensidade no centro do Rio Grande do Sul e no noroeste e oeste do estado. Nas áreas, as chuvas devem ficar entre 50 e 70 milímetros em 24h, podendo alcançar até mesmo 90 milímetros em algumas cidades.

Na sexta-feira e no sábado (21), as chuvas devem passar por praticamente todo o estado de Santa Catarina, com maiores acumulados, entre 20 e 50 milímetros em 24h, sobre áreas desde o centro até o oeste catarinense. A deve chegar bastante fraca e isolada para o leste do estado, de acordo com o que mostra Inmet.

Também entre a sexta-feira e o sábado as chuvas devem chegar sobre o Paraná. Pode chover de maneira fraca e isolada em praticamente todo o estado, porém os volumes significativos devem ser registradas mais a sul. O Inmet prevê uma precipitação mais intensa sobre o sudoeste, onde os acumulados podem chegar a até 50 milímetros em 24h.

GIF 17-09-2024 10-18-56

Modelo GFS mostra precipitação também sobre sul de MS, SP e MG

De acordo com o que mostra o Tropical Tidbits, com base no  o modelo Global Forecast System (GFS), as chuvas entre quinta e sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul terão os maiores volumes concentrados um pouco mais ao sudeste do estado, com acumulados entre 50 e 70 milímetros em 24h.

Para Paraná e Santa Catarina, o modelo mostra acumulados de até 15 milímetros em 24h. Chuvas fracas poderão chegar sobre todo o estado de São Paulo, sobre a parte centro-sul de Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais, com acumulados em torno de 5 milímetros em 24h.

Para o restante do Brasil, apenas sobre o estado do Amazonas deve chover nos próximos dias. As demais áreas do país prosseguem sem nenhuma previsão de chuvas por pelo menos mais uma semana. Apenas na última semana deste mês está indicada precipitação para partes do Centro-Oeste e locais mais a norte da Região Sudeste.

Fonte: Notícias Agrícolas